Agradecimento

Nossos agradecimentos as secretarias de cultura das cidades onde tivemos o imenso prazer de ir, conhecer e participar de eventos tão agradáveis e gratificantes...foi um prazer poder visitar lugares como estes, conhecer um pouco o seu povo, a sua história e também poder participar de eventos comemorativos, poder mostrar a todos o quanto gostamos,e aos internautas e para aqueles que ainda não conhecem estas lindas cidades irei postar fotos..., fica ai a sugestão para um bom passeio.

Vale conferir pessoalmente, ok?

sábado, 31 de dezembro de 2011

Venda Nova - RJ

Visita ao Museu José Francisco Lippi 

  O casarão que hoje abriga o museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi, foi herdado por José Luiz Leite Lippi (neto de José Francisco, imigrante italiano) e por Regina Furtado Lippi (esposa), no ano de 1990. 


Outrora o casarão era residência do antigo major da Guarda Nacional José Francisco Lippi(major Pepino para os mais íntimos) e próximo a residência ficava a venda(antiga designação de estabelecimento comercial), a qual segundo hipóteses deu origem ao atual nome da localidade, chamada de Venda Nova, 3º Distrito de Teresópolis (comarca que foi desmembrada de Nova Friburgo em 1901). A venda não existe mais, pois foi demolida em 1984, por ainda existem resquícios de sua arquitetura.



A restauração do casarão demorou vários anos, tendo o museu inaugurado suas atividades em 2004. Desde essa data, a instituição contribuiu grandemente em prol do desenvolvimento cultural da zona rural (3º Distrito), sendo o mesmo cadastrado no Iphan(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro) e no Ibram( Instituto Brasileiro de Museus). No ano de 2007, o museu participa pela primeira vez da Semana de Museus e desde 2008 da Primavera nos Museus.






Entre as atividades realizadas no museu, destacam-se atividades lúdico – pedagógicas com alunos de escolas públicas e particulares de Teresópolis. Atividades relacionadas a contação de estórias e visitas guiadas pelo antigo casarão.

Fonte:www.tere-rj.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário